terça-feira, 8 de setembro de 2015

ENEM: 5 dicas de ouro para fazer a redação!


 ENEM: 5 dicas de ouro para fazer a redação!


O ENEM é, para muitos alunos do ensino médio, a porta de entrada para uma universidade e consequentemente um mar de oportunidades e sonhos. Por apresentar tão grande importância os alunos tem emprenhado grande esforço na preparação para o grande dia do exame.

Já falamos aqui no blog a importância e o peso da redação na nota final do ENEM e por isso o quanto é importante se preparar da maneira correta.

Muitos alunos se preparam, treinam através de temas de anos anteriores, leem uma infinidade de livros, revistas e jornais e estudam através de sites e blogs que publicam sobre o assunto, porém ao chegar o tão esperado momento da prova cometem alguns erros que podem comprometer a sua nota final e causar uma grande frustração. Para evitar esse problema preparamos 5 dicas para o dia da prova e especificamente para o momento da redação que poderão ser de grande valor para você que vai fazer o ENEM. Vamos lá!

01 – Controle a Ansiedade


Um dos maiores inimigos para quem vai dissertar sobre algum tema é a ansiedade. Você deve manter a calma e evitar pensamentos negativos, até porque se tiver feito uma boa preparação antes no ENEM estará preparado para o tema que vier. Lembre-se que os temas da redação do ENEM sempre permitem que você use e abuse dos seus conhecimentos gerais, não precisando ser um expert no assunto. Antes da redação, respire fundo e leia com muita calma para entender qual a proposta, depois reflita sobre o tema e sobre quais conhecimentos você pode usar para a dissertação.

2 – Aprofunde-se na proposta



Um dos itens analisados pela banca corretora das redações do ENEM é se o candidato aprofundou-se na questão proposta, mostrando para isso, espírito crítico e boa argumentação. Durante sua dissertação não escreva pensando somente no seu ponto de vista, aprofunde seu texto analisando os prós e contras da questão. Por exemplo, sobre a maioridade penal, você pode ser a contra e assim argumentar sobre seus motivos, porém também terá grande valor se você, mesmo sendo contra, perceber e levantar alguns pontos positivos seja para a sociedade ou outras pessoas envolvidas. Resumindo, você deve abrir o leque de possibilidades, defendendo seu ponto de vista, sem, porém, desconsiderar ou desqualificar as opiniões contrárias.

3 – Tem dificuldade para escrever? Priorize a redação!

Uma dica preciosa para aqueles que não tem muita facilidade de escrever é que iniciem o ENEM pela redação e não pela prova de múltipla escolha. Na prova de múltipla escolha no pior dos cenários, por falta de tempo por exemplo, você pode chutar uma resposta, já na redação isso é impossível. Por isso, se a redação não foi o seu ponto forte durante os treinamentos, você pode optar pela estratégia de iniciar o exame pela redação e depois ir para a prova. Lembrando que o tempo que deve ser reservado para a redação é de no máximo 1 hora e 15 minutos e nesse tempo você deve:
Compreender o tema;
Escrever sua dissertação com: introdução, desenvolvimento e conclusão;
Ler e reler o que escreveu;
Fazer as correções necessárias.

4 – Escreva de forma legível

É importante que em sua dissertação você escreva de forma legível, pois as pessoas que vão corrigir a redação não lhe conhecem e, portanto escrever de maneira ilegível pode lhe prejudicar. Para evitar rasuras no texto é indicado que primeiro use um rascunho e só depois de finalizada a redação, com as devidas correções você deve passar para a folha de redação.

5 – Cuidado com as citações

Durante a redação, diversas vezes decidimos usar uma frase de Fernando Pessoa, Barack Obama, Nelson Mandela, Platão ou qualquer outra personalidade. Esse tipo de citação é muito benéfica para nossa defesa, porém, devemos tomar o devido cuidado para não fazer uma citação errada, ou seja, atribuir um pensamento a uma pessoa quando na verdade ele pertence a outra. Esse tipo de erro pode comprometer gravemente sua redação, portanto, antes de usar uma frase ou pensamento de impacto e que abrilhante sua dissertação, tenha plena certeza de onde ela vem.

Fonte- helpconcursos.com.br