segunda-feira, 30 de maio de 2016

Receita de Massa Fresca Caseira



Ingredientes
Farinha de trigo

Ovo

Sal

Observação: Para cada 100 g de farinha de trigo, use 1 ovo e 1/2 colher (de chá) rasa de sal.

Exemplo para 4 pessoas:

400 g de farinha de trigo

4 ovos

2 colheres (de chá) rasa de sal

Dica: Tenha um pouco mais de farinha de trigo para abrir a massa e para polvilhar.

Modo de Preparo

Coloque a farinha de trigo e o sal em um recipiente, abra um buraco no meio e coloque os ovos. Com um garfo bata os ovos, até espumar. Depois vá agregando a farinha de trigo, primeiro com o garfo mesmo e depois com as mãos. Misture bem até ficar uma massa homogênea e soltar das mãos. Sove bem a massa, amassado e esticando a massa até ela ficar mais “leve”, cerca de 10 minutos. Enrole a massa em papel filme (ou alumínio) e deixe descansar por uns 20 minutos. Eu gosto de deixar descansar porque acho que fica mais fácil para abrir a massa. Depois do descanso, sove a massa um pouqinho mais e abra.



Dicas:
Você pode usar um pouco mais, ou um pouco menos de farinha de trigo vai depender da umidade da farinha que você usar ou do tamanho do ovo.
Você pode usar 50% farinha de semolina e 50% farinha de trigo comum, fica bem saborosa. Usando semolina fica um pouco mais difícil de abrir a massa, principalmente se você usar o rolo.
Você pode usar também, farinha de grano duro, mas acho mais difícil de encontrar, pelo menos aqui para mim.
Se quiser pode adicionar na quantidade de ovos, metade de ovos inteiros e metade só de gemas. As gemas deixam a massa mais macia e mais rica.
Se puder use ovos caipiras, a massa fica mais saborosa e mais amarelinha.
Usando o cilindro

Se você tiver um cilindro de abrir massa como esse meu aí da foto, basta você regular a abertura do cilindro no máximo e passar a massa. Dobre em três partes e passe no cilindro novamente, faça isso três vezes. Depois diminua a abertura do cilindro e passe novamente. Vá diminuindo a abertura e passando a massa até ficar da espessura que você quer. O meu cilindro pode acoplar cortadores nesse dia coloquei o de cortar talharim e já cortei e deixei desansar em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo.

Dica: Lembre-se de, entre todas as etapas, polvilhar farinha de trigo para não grudar.





Usando pau de macarrão (rolo)

Se você não tiver o cilindro para abrir a massa, você pode usar o rolo de macarrão. Abra a massa com a ajuda do rolo como você faz com qualquer massa. Lembre de sempre polvilhar farinha de trigo e virar de um lado para o outro. Com o rolo é mais difícil do que com a máquina, mas dá super certo também. Quando chegar na espessura que você quiser (uns 0,2 milímetros é bom) é só polvilhar mais farinha, enrolar como um rocambole e cortar tirinhas. Depois é só soltar as tirinhas e deixar secar um pouco.






Dicas:

Cortes: Essa é a massa básica e com ela dá para fazer desde massas para lasanha (depois de abrir é só cortar no tamanho da sua forma), raviolis, rondelle, papardelle e qualquer outra que você quiser.

Secagem: Antes de cozinhar a massa fresca, deixe ela secando uns 20 minutos antes de colocar na água quente.

Cozimento: Coloque água para ferver (mais ou menos 1 litro de água para cada 100 g de massa), coloque sal e cozinhe a massa por cerca de 3 a 5 minutos.

Depois da massa cozida é só colocar um molho de sua preferência e pronto.

fonte-aqui na cozinha por: Patty Martins