sábado, 16 de julho de 2016

10 truques de limpeza que vão deixar a sua casa a brilhar




Para ser uma boa dona de casa é necessário dedicação e ter alguns truques na manga. Se é nova nestas andanças ou simplesmente quer aprender mais, aqui ficam algumas dicas que vão ajudar a cuidar da sua casa muito mais facilmente.




Com o passar do tempo, as tábuas de cozinha que utilizamos para cortar diversos alimentos começam a ficar com um ar gasto e velho. De forma retirar os golpes e marcas feitos com as facas, limpe-a com um esfregão embebido em limão e sal.




 Os tachos em cobre são considerados os melhores para cozinhar. Apesar de terem uma cor magnífica, com o uso vão ficando escuros e manchados. De forma a dar-lhes uma nova vida coloque sal e vinagre por cima da zona que pretende limpar e esfregue com uma esponja.


 Se o seu serviço de louça já não é o que era, pense duas vezes antes de se livrar dele. Uma boa solução para se livrar dos riscos feitos com os talheres é limpá-lo com um verniz próprio para porcelana.




Normalmente os assados feitos no forno fazem com que as nossas panelas e tabuleiros fiquem ‘encardidos’ com bastante facilidade. Para os seus utensílios de cozinha ficarem como novos basta fazer uma pasta à base de água oxigenada e bicarbonato de sódio e aplicar durante 30 minutos sob a zona afetada.


 Para quem tem alcatifas ou carpetes em casa, entende o quão dramático é limpar o chão. Para remover as nódoas de forma rápida e eficaz basta aplicar uma mistura de água e vinagre sobre a zona problemática e colocar um pano úmido sobre a mancha. Em seguida passe vapor sobre o pano durante 30 segundos.




Para limpar uma frigideira de ferro pulverize o utensílio com o desinfetante que normalmente utiliza para limpar o fogão e coloque-o dentro de um saco de plástico fechado durante 2 dias. Após esse período limpe a frigideira com água quente e repita todo o processo uma segunda vez. Em seguida deverá colocar o utensílio dentro de uma mistura de água com vinagre durante 1h e esfregar toda a superfície com uma esponja. Após limpar o objeto, pré-aqueça o seu forno a 250º C e coloque-a lá dentro durante 60 minutos. Passado o tempo requerido, rege a frigideira com azeite, limpe-a e volte a colocá-la no forno virada ao contrário. Passados 15 minutos deverá limpá-la com um pano e colocá-la uma última vez no forno durante mais 15 minutos. Repita o processo duas vez e deverá ficar como nova.



 Uma boa maneira de se livrar da sujidade que se acumula entre os azulejos da seu wc ou cozinha é lavá-los com agua sanitária e água. Verá que ficarão bastante mais brancos e com muito melhor aspecto.



Os tênis brancos são uma dor de cabeça para muitas pessoas, uma vez que se sujam com muita facilidade. Aqui fica um truque para os limpar: uma colher de chá de detergente da louça, três colheres de sopa de água oxigenada e duas de bicarbonato de sódio.



 Devido à utilização diária, os sofás em pele genuína começam a ficar com arranhões e marcas que não são nada atrativas. Uma boa maneira de restaurar a sua beleza é recorrer à aplicação de óleo de bebe ou azeite sobre a zona afetada com a ajuda de um algodão. Deixe secar durante uma hora e se o risco ainda estiver visível, repita o processo.
De forma a prolongar a vida e suavidade das suas toalhas de banho, experimente o seguinte truque: após fazer a lavagem normal dos toalhas grandes, enxague-os em água com sal.