sábado, 4 de fevereiro de 2017

É irresistível.....Chocolate e bolo se harmonizam na massa e no recheio....




É irresistível Chocolate e bolo se harmonizam na massa e no recheio

A história do chocolate remete aos maias, que habitavam as Américas e cultivam o cacau, fruto do qual extraiam uma bebida amarga. O chocolate ganhou o mundo e séculos atrás, na Europa, provavelmente na Inglaterra, foi adicionado ao bolo. Essa combinação, desde então, tornou-se cada vez mais difundida e hoje o bolo de chocolate é um dos preparados em todo o mundo. Esta receita é de um bolo de chocolate especial. O chocolate vai na massa e também no recheio e na cobertura de ganache. Fica delicioso. Confira como prepará-lo.
Bolo especial de chocolate
Ingredientes
Massa
meia xícara (chá) de chocolate em pó Dois Frades
meia xícara (chá) de açúcar mascavo (100 g) 
1 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo 
meia colher (sopa) de fermento em pó 
meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio 
meia xícara (chá) de manteiga 
150 g de açúcar (1 xícara de chá rasa)
1 colher (sopa) de baunilha 
3 ovos 
Cobertura e recheio (ganache)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 
meia xícara (chá) de manteiga 
1 lata de creme de leite Nestlé
2 tabletes de chocolate Nestlé Classic meio amargo picados (340 g)
Preparo


Cobertura e recheio (ganache) - Em uma panela coloque o açúcar mascavo, a manteiga e 100 ml de água e leve ao fogo baixo para derreter. Quando começar a ferver retire do fogo, acrescente o chocolate Nestlé Classic e misture delicadamente até que o chocolate derreta. Acrescente o creme de leite Nestlé e bata delicadamente , com uma colher, até formar uma cobertura lisa e brilhante. Cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora.
Massa - Em um recipiente coloque o chocolate em pó Dois Frades e o açúcar mascavo e cubra com 250 ml de água fervente. Misture e Reserve. Em outro recipiente misture a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato e reserve. Em uma batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada e fofa. Adicione a baunilha e vá intercalando os ovos e a mistura de ingredientes secos, sem parar de bater. Adicione a mistura de chocolate em pó e açúcar mascavo reservada e bata bem até incorporar tudo. Distribua a massa em 2 formas redondas (20 cm de diâmetro), untadas com manteiga e com o fundo forrado com papel- manteiga, untado, e leve para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até espetando um palito este saia limpo. Retire do forno, espere amornar e desenforme. 
Montagem 
- Com o auxilio de uma faca serrilhada longa, corte cada uma das massas ao meio, formando 2 fatias. Em um prato de servir, coloque uma das fatias, coloque um pouco de recheio e cubra com outra fatia. Espalhe mais recheio, coloque a outra fatia, recheie novamente e cubra com a última fatia. Leve para gelar por cerca de 1 hora. Espalhe o restante da ganache sobre a superfície e as laterais do bolo, para fazer a cobertura, e modele, fazendo movimentos com o auxilio de uma colher. Sirva a seguir. 
Dica - Não asse a massa em excesso, para que mantenha a umidade e assim as características esperadas deste bolo.
Rendimento - 20 porções 
Tempo de preparo - 25 minutos 
Tempo total de preparo - 165 minutos 
Nível de dificuldade - Fácil 
Custo - $ - Baixo 
14/04/2015
Fonte - Nestlé