segunda-feira, 24 de abril de 2017

Queijos fortes e picantes, como o Gorgonzola, ficam ótimos com vinhos doces, mas também podem combinar com tintos secos bem frutados

André Zangerolamo, sommelier da World Wine, ensina a harmonizar Gorgonzola Tirolez com vinhos

Queijos fortes e picantes, como o Gorgonzola, ficam ótimos com vinhos doces, mas também podem combinar com tintos secos bem frutados


mesa_queijos_divulgaçãoOs queijos azuis, como o Gorgonzola, têm sabor forte e característico. Por isso há alguns segredos ao harmonizá-los com vinhos. Uma das combinações clássicas, conforme explica André Zangerolamo, sommelier da World Wine, uma das maiores importadoras do país, é com o doce Vinho do Porto. “Mas existem possibilidades de harmonização com vinhos secos e potentes que ficam deliciosas”, ele explica.

O queijo Gorgonzola nasceu na cidade de Gorgonzola, na Itália. Sua aparência é marmorizada, com veios esverdeados, devido à adição do fungo Penicilium roqueforti, o que dá a ele um sabor bem característico, levemente salgado, frutado e picante. É muito apreciado por sua consistência úmida e quebradiça, que derrete rapidamente na boca. Nas tábuas de queijos combina com sabores adocicados, como uva, pera e damascos, acompanhando muito bem vinhos doces.

Produzido no Vale do Douro, em Portugal, e envelhecido em adegas na cidade litorânea de Vila Nova de Gaia, o Vinho de Porto é Potente e doce. Pelo fato de ser fortificado com aguardente vínica, possui maior teor alcoólico (entre 18% e 22%) e contém açúcar residual, além de uma leve acidez. “Esta harmonização clássica é feita por contraste. A doçura do vinho, ressaltada pelo teor alcoólico, contrasta com o sabor salgado e levemente amargo do queijo, deixando na boca uma sensação final muito agradável. Um vinho potente que combina com um queijo potente”.


Mas, conforme ensina André, é possível harmonizar queijos azuis, como o Gorgonzola, com vinhos tintos que sejam bastante frutados e um pouco mais alcoólicos, o que acaba dando uma sensação de doçura na boca.  Entre as regiões viníferas em que os vinhos costumam ter essas características está Ribera del Duero, no Norte da Espanha. “É uma região que fica a aproximadamente 600 metros de altitude, com baixa produção de uvas e produtores muito cuidadosos. Os vinhos de lá, em geral, são mais encorpados, chegando às vezes a ultrapassar 15% de álcool. Não são vinhos baratos, mas alguns produtores, como Bodegas y Viñedos Valderiz, oferecem opções mais acessíveis que podem ser comparadas a marcas icônicas por sua complexidade e elegância”, explica o sommelier.

Outra sugestão de harmonização com Gorgonzola são vinhos produzidos a partir da uva Garnacha, que também se expressa bem em várias regiões da Espanha. “Trata-se de uma casta que costuma produzir tintos secos e muito frutados”. Uma das sugestões é o Tres Picos, da Bodegas Borsao. “Este vinho é produzido a partir de videiras bem antigas, entre 30 e 40 anos, e tem boa estrutura, com aroma e sabor rico de frutas vermelhas e chocolate. A graduação alcoólica alta (15%) e fruta intensa trazem uma sensação levemente doce que fica ótima com queijos azuis”, finaliza o sommelier.

Sobre a Tirolez
Fundada há 36 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 90 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

Informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
Telefone: 11 3813-1344
Augusto Araújo (augusto@pressaporter.com.br) – ramal 28
Bianca Perez (bianca@pressaporter.co.br – ramal 32)

Serviço World Wine:                     
Televendas
Capitais: 11 4003-9463
Demais localidades: 0800 880 9463
Vendas Corporativas: 11 3383-9332

Site: www.worldwine.com.br

Lojas World Wine

São Paulo
Rua Padre João Manuel, 1269 – Jardins – Tel. 3085-3055 
Rua Amauri, 255 – Itaim Bibi – Tel. 3168-1255
Wine Bar Modi - Rua: Jacques Félix, 626, Vila Nova Conceição

Ribeirão Preto
Rua João Penteado, 420 – Boulevard – Tel. 16 3931-6008

Rio de janeiro
Shopping Mall – 1º piso – Tel. 21 2422-4614
Bossa Nova Mall - Loja 1008B/Piso Terreo

Brasília
Asa Sul – Scls quadra 410 bloco C – loja 34

Sobre World Wine
A World Wine é uma das maiores referências na difusão da cultura do vinho no Brasil e detentora de um portfólio repleto de grandes produtores, com mais de dois mil rótulos do mundo todo. Suas lojas reúnem em um só ambiente a sofisticação, qualidade e diversidade. Além disso, oferece aos clientes assessoria especializada para auxiliar na seleção dos vinhos. Seja em suas lojas ou televendas, uma equipe experiente, formada por sommeliers, consultores e atendentes está apta para prestar o melhor atendimento. Promove também, em todas as lojas, degustações, jantares harmonizados e cursos de vinhos, inclusive para grupos fechados e empresas. Atende em todo o Brasil por meio do televendas, site e lojas parceiras e também vende diretamente para restaurantes, empórios e lojas especializadas.

Informações para Imprensa:
Suporte Comunicação
Tel: (11)3035-3070
Joana Ribas: (jribas@suportecomunicacao.com.br) | ramal 140
Thaís Vallim: (tvallim@suportecomunicacao.com.br) | ramal 141


Elder-Magalhães