terça-feira, 16 de maio de 2017

Sorvete com damasco e crocante Pavê de bolo e creme


Pavê de bolo e creme
Ingredientes
 
6 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 colher (chá) de essência de baunilha
Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio e cobertura
5 colheres (sopa) de maisena
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina
7 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite gelado sem soro
Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo

Bata as claras em neve na batedeira e junte as gemas, uma a uma, batendo a cada adição. Acrescente o açúcar e a farinha peneirados, o fermento, a baunilha e misture com uma colher. Despeje a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e esfarele. Para o recheio, dissolva a maisena em 1 xícara (chá) de leite e coloque em uma panela com o chocolate, a margarina, o açúcar e o restante do leite. Leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Retire do fogo, junte o creme de leite e misture. Forre um refratário grande com 1/3 do recheio, coloque metade do bolo esfarelado, mais 1/3 do recheio, o restante do bolo esfarelado e cubra com o recheio restante. Polvilhe com chocolate em pó e leve à geladeira por 3 horas. Sirva.

Sorvete com damasco e crocante
Ingredientes

1 pote de 2 litros de sorvete sabor creme

Purê de damasco
2 xícaras (chá) de damascos
1 xícara (chá) de água

Crocante
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de castanha de caju picada
Raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo

Purê de damasco

Em uma panela, coloque os damascos, a água e cozinhe em fogo baixo para hidratar a fruta. Espere esfriar e bata no liquidificador.

Crocante


Em uma panela, coloque o açúcar e a manteiga, leve ao fogo até derreter e formar uma calda grossa. Junte as castanhas de caju, misture e coloque sobre uma superfície lisa e untada. Espere esfriar e triture no liquidificador ou processador.

Montagem
Forre uma forma tipo bolo inglês com filme plástico. Coloque metade do crocante e cubra com metade do sorvete. Recheie com o purê de damasco e cubra com o restante do sorvete e finalize com o crocante. Pressione para ficar bem firme. Cubra com filme plástico e leve ao congelador. Desinforme e decore com raspas de chocolate.

Rendimento: 10 porções
Fonte: Revista Receita Minuto