Como fazer Torta de Capuccino com Chocolate Amargo










20 de julho é o Dia do Biscoito: saiba 7 curiosidades sobre este alimento

Presente no dia a dia dos brasileiros, as informações certamente irão te surpreender

Salgado, doce, recheado, integral, cookies ou rosquinhas. Diversos são os sabores e formatos de biscoitos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Os biscoitos são muito versáteis, podendo ser consumidos puros, utilizados em preparos culinários ou até mesmo na decoração de pratos para dar aquele toque final. Mas, você já parou para pensar qual a origem desse produto?


Para celebrar o Dia do Biscoito, comemorado no dia 20 de julho, a Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, reuniu 7 curiosidades sobre esse quitute que vem ganhando cada vez mais destaque na cozinha nacional.

O termo “biscoito” foi usado como referência para o pão cozido, duro, que podia ser guardado sem estragar. A origem da palavra é francesa “bescuit” e se divide em dois: “bis” e “coctus”, significando “cozido duas vezes”.a


ü Segundo a ABIMAPI, Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, existem hoje no mercado mais de 200 tipos de biscoito;


ü Cream cracker e água e sal: tem diferença? Na verdade, não. O que realmente muda de um tipo para o outro é a quantidade de gordura, maior no cream cracker, tornando a versão mais cremosa e crocante;


ü Biscoito ou bolacha? Ambas as expressões estão corretas, porém, a diferença se encontra no modo de preparo. Os ingredientes são os mesmos, mas enquanto as bolachas são mais secas, os biscoitos podem ser secos ou úmidos.


ü O termo bolacha vem de “bolo” (do latim “bulla”, que significa objeto esférico) com o sufixo “acha”, indicando diminutivo. A palavra holandesa “koekje” tem o mesmo significado, o que deu origem aos termos “cookie” e “cracker”.


ü A bolacha Maria, presente em grande parte das cestas brasileiras, é um tipo bastante popular, de sabor adocicado. Feita com farinha de trigo, açúcar, óleo e essência de baunilha é versátil, pois pode ser consumida pura ou como um sanduíche, com margarina, leite condensado ou coberta de mel, geleia e marmelada. Muito popular entre as crianças, é ótimo ingrediente para a confecção de sobremesas;


ü Os biscoitos Tortinhas são recheados com uma casquinha extremamente crocante e formato irreverente: foi o primeiro biscoito recheado sem tampa. Além disso, é um ótimo produto para ser consumido no lanche da tarde ou para enfeitar doces;


ü Os furinhos do biscoito água e sal são estratégicos. Eles deixam o vapor escapar durante o processo de cozimento. Além disso, são responsáveis pela crocância e pelo formato achatado. A quantidade e posição dos furos irão depender do formato, tamanho e posição. Por exemplo, furos muito juntos podem gerar um biscoito mais duro e seco. Buraquinhos mais espaçados provocam bolhas na superfície do biscoito.

Aperitivo simples, mas cheio de conteúdo. E você, o que achou das curiosidades?

Aproveite e aprenda uma deliciosa receita assistindo o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lZzcrp6ARHg ou veja o passo a passo abaixo.
Como fazer Torta de Capuccino com Chocolate Amargo



Ingredientes


Meio pacote Fortaleza Maria Chocolate

50g de margarina

300g de chocolate amargo

150g creme de leite (para a torta)

4 claras de ovo

6 colheres de sopa de açúcar

1 xícara de café frio bem concentrado

1 pitada (a gosto) de canela em pó

2 colheres de sopa de chocolate em pó

1 caixa de creme de leite (para o recheio)

1 pacotinho de gelatina sem sabor





Modo de preparo:

Recheio
- Em uma batedeira, bata a clara até atingir o ponto neve. Adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Coloque, aos poucos, o café frio, a canela e o chocolate e continue batendo só para encorpar. Misture aos ingredientes anteriores, com uma espátula, o creme de leite e a gelatina sem sabor. Reserve.
Torta

- Misture a bolacha triturada com a margarina, até obter uma farofa úmida. Forre com essa farofa o fundo de uma forma de fundo falso com 21 cm. Leve a forma à geladeira.

- Coloque o recheio dentro da forma e leve-o à geladeira até endurecer.

- Derreta o chocolate no micro-ondas, tomando cuidado para não queimá-lo. Aqueça-o de 30 em 30 segundos, mexendo-o nos intervalos. Misture o chocolate derretido com o creme de leite até encorpar.

- Quando o recheio estiver firme, coloque o chocolate derretido por cima e leve tudo novamente à geladeira.

- Na hora de servir, decore a torta polvilhando chocolate em pó por cima.


Enviada via e-mail
Elder Magalhães (elder@pressaporter.com.br) – ramal 24
Raquel Ferreira (raquel@pressaporter.com.br) – ramal 32