segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Bolo de Abóbora com Calda de Brigadeiro

Finna ensina a deixar ainda mais nutritiva sua receita predileta de bolo 

Como fazer Bolo de Abóbora com Calda de Brigadeiro 


Ingredientes


3 xícaras de abóbora picada


4 ovos


1 xícara de óleo


2 xícaras de açúcar


2 xícaras de Farinha de Trigo Finna com fermento


Como fazer: 


Passo 1 - Preaqueça o forno a 180°C. Depois unte uma assadeira retangular ou redonda com margarina e polvilhe-a com farinha. Descasque a abóbora e corte-as em pedaços pequenos.


Passo 2 - No liquidificador, junte o óleo, os ovos, o açúcar e os pedaços abóbora. Bata até obter um creme liso. Em uma tigela grande, coloque o creme de abóbora batido. Com uma colher, adicione a farinha de trigo aos poucos. Misture bem.


Passo 3 - Na fôrma untada, despeje a massa e leve ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que esteja assado. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e cubra com a calda quente.

Dica de especialista: Essa calda quente de brigadeiro é coisa Finna e combina com muitos outros tipos de bolo. Olhe só!


Ingredientes

1 lata de leite condensado


200g de margarina Puro Sabor


5 colheres de achocolatado ou cacau em pó


Modo de preparo:

- Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, misturando sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Coloque em cima do bolo ainda quente.

Finna ensina a deixar ainda mais nutritiva sua receita predileta de bolo

Frutas, vegetais e sementes têm o poder de deixar o tradicional bolo muito


mais rico e saboroso

Cozinhar em casa é uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade da alimentação. Afinal é possível controlar a quantidade de açúcar, sal e gorduras. Esta ideia foi sugerida pela última edição do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), publicado pelo Ministério da Saúde. O bolo é um bom exemplo de preparação tradicional e caseira que pode ser muito nutritiva e fazer parte do café da manhã ou lanches intermediários, como explica Aretha Magalhães, nutricionista de Equilibrium, consultoria de nutrição da Finna. 

A farinha de trigo, presente em preparações como bolo, é um alimento rico em carboidratos, nutriente que fornece energia para o organismo. Por lei, todas as farinhas de trigo comercializadas no Brasil são enriquecidas com ferro e ácido fólico, dois nutrientes importantes na prevenção de anemias e má formação do bebê no período de gestação. E mais: o guia alimentar considera a farinha de trigo é um alimento minimamente processado, já não recebe nenhum aditivo durante a produção. Alimentos dessa categoria devem compor a maior parte da alimentação.


Além de farinha de trigo como base, o bolo pode receber outros ingredientes como abóbora, cenoura, milho, laranja, coco, maçã e banana, que ajudam a aumentar valor nutritivo. “Incluir frutas e vegetais no bolo agregam as vitaminas, minerais e fibras presentes naturalmente nesses alimentos. Castanhas, sementes e frutas secas também complementam a carga nutritiva e deixam a receita muito mais gostosa”, ressalta Aretha.


Confira as dicas de ingredientes para deixar seu bolo muito mais nutritivo. Veja também como fazer um delicioso bolo de abóbora. A massa da receita fica mais consistente e macia com a Farinha de Trigo Finna, que é enriquecida com vitaminas A, B1, B2, PP e B6 e com o mineral Zinco, nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do organismo.

- Vegetais e frutas: ricos em vitaminas e minerais também fornecem fibras, importantes para regular o funcionamento do intestino, além de dar a sensação de saciedade;

- Castanha-do-Pará, castanha-de-caju e nozes: são fontes de gorduras boas, vitamina E e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

- Frutas secas (uva passa, ameixa seca, damasco): ajudam a adoçar o bolo de forma natural e são fontes de fibras.

- Sementes de linhaça ou chia: fornecem fibras (importantes na regulação do trânsito intestinal e redução de colesterol) e ômega-3 (gordura essencial para o bom funcionamento do corpo, protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce).

- Cacau: é uma excelente alternativa para substituir o achocolatado. A receita fica mais nutritiva porque o cacau não leva açúcar e é rico em um antioxidante conhecido como flavonoide, que auxilia na prevenção de doenças do coração. 



Elder Magalhães (elder@pressaporter.com.br) – ramal 28


Claudia Reis (claudiareis@pressaporter.com.br)