sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Como fazer file de frango grelhado

Culinária

INGREDIENTES


1 frigideira

1 pinça ou garfo

Ingredientes

Filé de peito de frango

Sal

Pimenta do reino moída

Azeite 


MODO DE PREPARO



Coloque os filés de frango em um recipiente e tempere com sal e pimenta. Se quiser pode colocar alguma erva bem picadinha também, principalmente se você não gostar de pimenta do reino, então tire a pimenta e coloque alecrim, ou manjericão, ou outra erva bem picadinha. Muitas vezes eu só tempero o peito com o Sal de Ervas.

Coloque um fio de azeite na frigideira (eu unto a frigideira com bem pouco azeite), deixe esquentar. Coloque um filé ou no máximo dois na frigideira. Deixe dourando por cerca de 3 minutos (se o filé for fino como o meu) ou 5 se o filé for mais grosso (como quando o peito do frango só é dividido em dois filés). Passado esse tempo, levante a beiradinha do filé com uma pinça ou com um garfo, se já tiver dourado, vire e faça do mesmo jeito com o outro lado. Quando dourar do outro lado retire do fogo. Sirva quentinho acompanhado com farofa (como o meu acima) ou com uma bela de uma salada. Você pode também servir com algum molho. Logo abaixo dou algumas ideias de molho que já fiz aqui no blog.


Truques para deixar o filé de frango gostoso e suculento

Truque 01 – Grelhe de um a dois filés de cada vez. se você colocar mais de um, corre o risco de baixar a temperatura da frigideira e juntar água, então o frango cozinha ao invés de grelhar. Se você for esperar a água secar para depois dourar, com certeza o filé já vai ter passado do tempo.

Truque 02 – Não fique mexendo no filé, coloque na frigideira e deixe lá até dourar. Não mexa. E pelo amor de Deus não fique esfregando o filé na frigideira para “pegar cor”, isto vai fazer com que a carne fique muito seca.

Truque 03 – Só vire o filé depois que o outro lado já esteja dourado.


Truque 04 – Dourou dos dois lados, retire o filé do fogo.

Algumas dicas de como servir filé de frango grelhado:

Colocar Molho de Tomate em um prato para servir, arrumar os filés grelhados por cima, polvilhar salsinha bem picadinha e servir bem quentinho.


Ou colocar os filés de frango grelhado em um refratário, cobrir com esse outro Molho de Tomate, polvilhar com queijo muçarela e levar para derreter e dourar o queijo. Você também pode substituir o molho de tomate por Molho Branco.


Se for para uma refeição mais elaborada, você pode servir com molho de damasco, como fiz aqui: 


Sassami de Frango com Molho de Damasco

Uma outra dica é servir com molho de maracujá, como fiz aqui:


Frango com Molho Cremoso de Maracujá


Um molho muito gostoso também é o de mostarda em grãos, você pode servir esse molho por cima dos filés grelhados, quando fiz aqui no blog, eu fiz o peito de frango no forno, mas com ele grelhado fica muito bom também:

Filé de Frango Com Molho de Mostarda em Grãos


Dica para quem está fazendo uma alimentação mais saudável e não tem tempo para todo dia grelhar um filé:

A minha dica é fazer a quantidade de filé de peito para uma semana. Deixe esfriar. Coloque em um recipiente próprio para congelamento separando cada filé com um pedaço de papel alumínio. Assim, cada vez que você quiser um filé é só tirar do freezer, descongelar e esquentar no micro-ondas. Cuidado para não colocar tempo demais e ele ficar borrachudo. Só esquente.